Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Lucas 11,47-54


Evangelho do dia – Pão da vida!
Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2013 – Santo Inácio de Antioquia - Mártir
Lucas 11,47-54
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse o Senhor: 47Ai de vósporque cons­truís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não en­trastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armaram ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.
- Palavra da Salvação.      - Glória a vós, Senhor.
 
Reflexão
Refletindo o Evangelho de hoje a gente quase chega a concluir que a maldade no coração de certas pessoas é genética. Vem no sangue. Parece que os filhos reproduzem os pais. Os pais mataram os profetas e os filhos construíram os túmulos. Pensavam que sepultando os profetas tudo estivesse acabado. Mas, a morte dos inocentes que defendem na radicalidade o projeto de Deus, nunca será em vão. O sangue de todos os que foram mortos injustamente haverão de clamar aos céus. Afinal, quem sustenta e dá credibilidade ao testemunho público da fé é o próprio Espírito Santo. Venerar os profetas e mártires que foram mortos no passado é muito fácil. Difícil é reconhecer os tantos profetas que Deus envia hoje, em seu nome, para proclamar a Boa Nova da justiça. E são tantos os que levantam corajosamente a voz para defender a vida humana, desde o ventre materno até o momento derradeiro da existência. O Papa Francisco é um deles. Corajoso e destemido no anúncio e denúncia daquilo que atenta contra a vida, tem conquistado muitos corações. Defender a vida é a grande causa que Deus nos delega hoje. Não devemos nos eximir desta divina tarefa.
 
Oração
Senhor Jesus, fonte motivadora e inspiradora de todo profetismo, derrama sobre mim o teu Espírito para que eu seja um(a) autêntico(a) profeta do Teu Reino nos dias atuais, sobretudo na defesa e promoção da vida. Permite que eu seja Teu(a)  colaborador(a)  no anúncio explicito do Evangelho. Aniquila, Jesus, em meu coração as raízes do mal e a inclinação para o mal. Não permitas que eu trilhe caminhos perversos e obscuros que me levem à comprometedora perda da graça santificante. O meu comportamento na família e na sociedade seja coerente com aquilo que professo com as palavras. O meu testemunho de vida seja o mais forte indicador de que vale a pena todo empenho em seguir radicalmente Tua proposta de salvação. Amém.
 
 Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita radicalidade no seguimento. 
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.


Padre Renato dos Santos - SDB
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845
Mont' Serrat
94440-011 - Porto Alegre - RS
-------------------------------------
Fones:
(51) 3331 4799
(51) 8124 6248 ( TIM )
Facebook: Renato dos Santos II
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
skype: economoinspetorial
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário: