Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013


Quinta-Feira, 29 de Agosto de 2013 - Martírio de São João Batista
Marcos 6,17-29
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia . 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
- Palavra da Salvação.    - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
A morte violenta e martirial de São João Batista é dramática mas, ao mesmo tempo, cheia de sentido. João Batista foi o único a merecer de Jesus o grande elogio: "O maior dentre os nascidos de mulher". Somente alguém muito especial mereceria tal afirmação de Jesus. Ele foi o escolhido por Deus para ser o anunciador da vinda de Jesus no meio de nós. Foi João Batista quem disse sobre Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo". Joao Batista tinha total consciência da missão divina de Jesus. E João Batista morre, vítima de sua própria coerência e opção. Para ele, a opção por Jesus era um valor irrenunciável. Sua coerência foi até a entrega da própria vida. Era homem de palavra firme o corajosa. Morreu porque denunciou o adultério de Herodes com Herodíades, sua cunhada. Este fato deve nos fazer refletir  que todo pecado vira perversidade no coração humano. As consequências do pecado são sempre nefastas, isto é, trágicas: A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. Pelaforça do pecado que age em nossos corações acabamos por preferir que sejam colocados panos quentes sobre nossas fragilidades.João Batista não precisava disso. Não tinha sua consciência comprometida com ninguém e com nada. Ele morreu pela justiça e pela verdade.

Oração
Senhor Jesus, fonte de humildade e mansidão, serena nossos corações aflitos e dilacerados pelo excesso de contra testemunho na vivência da fé. Concede-nos a graça de vivermos sempre abertos e disponíveis para Teu projeto de amor, que passa também pelos pequnos martírios. Permite, Jesus, que nossa coerência de vida seja sempre a melhor prova de que somos Teus seguidores. Dá-nos a graça de testemunhar Tua ação no mundo através de nossa conduta sempre pautada pela fidelidade ao Teu projeto de salvação, livrando-nos das ocasiões de pecado. Ajuda-nos, com Tua graça, a termos retidão de vida para não cairmos na infidelidade. Amém.
---------------------------------------------------
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Tenhas um dia de muita retidão em tuas atividades.
Com muita estima,



Padre Renato dos Santos - SDB
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845
Mont' Serrat
94440-011 - Porto Alegre - RS
-------------------------------------
Fones:
(51) 3331 4799
(51) 8124 6248 ( TIM )
Facebook: Renato dos Santos II
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
skype: economoinspetorial
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário: