Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

EVANGELHO DO DIA - PÃO DA VIDA!


Na Semana Nacional da Família, peçamos a Deus a graça da fidelidade matrimonial.
 
Evangelho do dia – Pão da vida!
Sexta-Feira, 16 de Agosto de 2013 – 198 anos do Nascimento de São João Bosco, Fundador da Congregação Salesiana, presente em 133 países. — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?”4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher — a não ser em caso de união ilegítima — e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. 11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.    - Palavra da Salvação.   - Glória a vós, Senhor.
 
Reflexão (Vou enviar o que tinha escrito em outra ocasião... Se for muito conteúdo, perdoem-me.)
Naturalmente que o tema do Evangelho de hoje é muito comprometedor. Toca profundamente a vida de muitas pessoas de nossa família, amigos, etc. Pode ser um tema espinhoso como também pode ser um tema que nos faz entender melhor o Sacramento do Matrimônio instituído por Cristo. O Matrimônio é Sagrado. Na Igreja Católica o casamento é considerado, há dois mil e doze anos, como sendo "O pacto matrimonial, pelo qual um homem e uma mulher constituem entre si uma íntima comunidade de vida e de amor, fundado e dotado de suas leis próprias pelo Criador. Por sua natureza, é ordenado ao bem dos cônjuges, como também à geração e educação dos filhos. Entre batizados, foi elevado, por Cristo, à dignidade de sacramento." (Catecismo da Igreja Católica, n. 1660). Preciso afirmar mais uma vez:O sacramento não é algo que se acrescenta ao Matrimônio. Entre batizados o Matrimônio é sacramento em si e por si, não como algo que se lhe sobreponha, por isto é que todo Matrimônio válido entre batizados é Sacramento. Cristo não só restabeleceu a ordenação inicial querida por Deus mas deu também a graça para a vida matrimonial na dignidade sacramental.
Nulidade: Para a Igreja Católica, o matrimônio é indissolúvel enquanto os casados viverem. A Igreja, segundo seu ensinamento, não pode dissolver um matrimônio válido. Assim, vige sempre a regra segundo a qual a única ruptura possível é o óbito de qualquer um dos dois. Se é bíblico que, “o que Deus uniu, o homem não separe”, não compete a ninguém da Igreja, nem ao Papa, desfazer um matrimônio válido. Todavia, existem situações em que o casamento de fato nunca existiu, ou seja, nunca foi abençoado por Deus com a graça Sacramental. Há situações em que um dos dois casou não por vontade própria, mas por coerção ou por outras formas de intimidação ou engano. Através do competente tribunal eclesiástico, a Igreja julgará cada caso concreto, a fim de verificar se ocorreu as situações ou bases legais de nulidade do casamento. Se for verificado, baseado em provas suficientes, o tribunal eclesiástico declara a nulidade, ficando os cônjuges livres para contrair  casamento verdadeiramente válido. Quem sabe, muitas pessoas separadas nem sabem que a Igreja Católica pode declarar nulo um casamento feito nestas condições.Nos meus 20 anos de vida sacerdotal tive a oportunidade de acompanhar muitos casais. Percebi que vários se separam e nunca deviam ter separado. Amavam-se de verdade. Porém, a infidelidade e a falta de perdão estragou tudo. Outros se separaram porque, realmente, nunca deviam ter casado. Casaram de forma equivocada, sem o entendimento real das responsabilidades decorrentes deste ato. Termino afirmando que a Igreja não pode e não deve excluir ninguém do seu convívio de amor. Alguns, infelizmente, se excluem por própria conta. Como nos afirmava Santo Atanásio: "Os membros do corpo, mesmo os mais fragilizados, fazem parte do corpo todo". Portanto, muitas são as possibilidades para um casal em situação especial viver bem a sua fé e sua espiritualidade no seio da Igreja.
 
Oração
Senhor Jesus, Tu que instituiste o Sacramento do Matrimônio, dá-nos a graça de compreendê-lo com mais profundidade. Não permitas, Jesus, que por falta de um entendimento maior da grandeza e dignidade do matrimônio,  venhamos a banalizá-lo ou depreciá-lo. Concede-nos o dom de entendermos que o que uniste não pode ser separado, porque é Sacramento santo. Ajuda-nos, Jesus, a não virarmos objetos frágeis nas garras do sistema social vigente que empurra a todos para a máquina ‘faminta’ de prazer irresponsável, que não produz felicidade verdadeira. Abençoa, Jesus, todos os casais. Ajuda-os a viverem na graça do amor verdadeiro, da fidelidade e da harmonia no lar. Coloca-os a salvo de todas as ciladas do Maligno que só quer destruir, incitando-os à infidelidade. Que os casais alimentem um grande amor um pelo outro. A verdade e retidão sejam a base do relacionamento sólido e maduro entre os casais. Abençoa, Jesus, quem é marido e mulher para que vejam, um no outro, a Tua insubstituível presença. Que as famílias sejam cada vez mais um terreno fértil para o desenvolvimento da santidade do casal e dos filhos. Amém.
-----------------------------------------------------
Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um final de semana muito abençoado. Não troques a participação na Sagrada Eucaristia ou no Culto Dominical por outras atividades.
Com muita estima,


Padre Renato dos Santos - SDB
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845
Mont' Serrat
94440-011 - Porto Alegre - RS
-------------------------------------
Fones:
(51) 3331 4799
(51) 8124 6248 ( TIM )
Facebook: Renato dos Santos II
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
skype: economoinspetorial
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário: