Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

EVANGELHO DO DIA - PÃO DA VIDA!


Na semana Nacional da Família, vamos pedir a Deus a  graça para que as famílias cresçam na capacidade de perdoar.

Evangelho do dia – Pão da vida!
Quinta-Feira, 15 de Agosto de 2013 - 19ª Semana Comum
Mateus 18,21-19,1
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18,21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muitos tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 19,1Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
Perdoar é uma atitude que tem sua origem e fonte no próprio coração misericordioso de Deus. É Ele, simplesmente quem nos ensina a perdoar sempre. Já que somos necessitados do perdão de Deus, como é que não vamos perdoar a quem nos ofendeu, se é Ele mesmo quem nos ensina esta atitude essencial do cristianismo? O coração humano é o lugar, simbolicamente falando, onde acontecem todas as escravidões ou libertações das dores e sofrimentos. Por não querermos perdoar acabamos por ficar anos e anos sofrendo de mágoas, ressentimentos, vingança. A atitude de perdoar nos liberta disso tudo, nos alivia, nos devolve a alegria de viver. Contudo, penso que estou dizendo isso para pessoas normais. Infelizmente, temos pessoas psicologicamente doentes que não conseguem dar esse passo em direção ao perdão. Há quem consegue, inclusive, alimentar-se do ódio e da vingança. Temos que rezar muito pela libertação destas pessoas. Não podemos, ou melhor, não devemos colocar limites na tarefa de perdoar. Precisamos entender que perdoar vai muito além de um puro ato humano. Quem já fez pecados e experimentou o sabor da misericórdia divina é que compreende bem o que significa perdoar e acolher o perdão. Precisamos crescer na atitude interior de compaixão.

Oração
Senhor Jesus, fonte de misericórdia, toca profundamente o nosso coração, tantas vezes insensível e sem predisposições para perdoar. Ajuda-nos, Jesus, a crescer na atitude do perdão. Que possamos perdoar sem limites a todos os que nos ofenderam, como Tu, Jesus, nos têm perdoado as nossas muitas e graves faltas. Não permitas que a nossa capacidade de perdoar seja pautada por cálculos de multiplicação. Dá-nos a graça de aprender Contigo que o amor é mais forte que a vingança, a raiva, a intolerância. Libera, Jesus, a nossa mente dos mecanismos que não nos deixam esquecer as ofensas recebidas. Senhor, ‘Tu que nos chamais a viver na felicidade completa, concede-nos tempo de graça e reconciliação. Que todas as nossas divisões sejam superadas’. Que nossas predisposições interiores nos ajudem a voltar à amizade, ao acolhimento, ao perdão verdadeiro. És Tu, ‘Senhor que queres que a busca da paz vença os conflitos e a vingança dê lugar à reconciliação. Faz, Jesus, que nos amemos mais e com mais qualidade. Amém
-----------------------------------------------------
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito exercício de perdão.
Com estima,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco



Padre Renato dos Santos - SDB
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845
Mont' Serrat
94440-011 - Porto Alegre - RS
-------------------------------------
Fones:
(51) 3331 4799
(51) 8124 6248 ( TIM )
Facebook: Renato dos Santos II
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
skype: economoinspetorial
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário: