SENTIDO E PRÁTICA DA BÊNÇÃO NA BÍBLIA
1) ETIMOLOGIA:
NO AT
“bendizer e “bênção vem do hebraico = BÂRAK e
BERÂKAH
nos Deuterocanônicos aparece = EULOGÉIN (bendizer)
EULOGIA (bênção) e EULOGETHÓS (bendito).
NO NT
Da raiz = EULOG aparece 68 x em 14 escritos
O SENTIDO É DESTACAR QUE NA BÍBLIA A BÊNÇÃO NÃO SE REDUZ A
COMPORTAMENTOS MÁGICOS
2) A BÊNÇÃO NO
AT
2.1) Bênção do
tempo de Israel
Ø exerce uma função essencial
que não se encontra nos países vizinhos
Ø está relacionada com a
História da Salvação e culmina com Cristo.
a)
Pentateuco:
Ø É forte a relação entre
bênção e salvação = Patriarcas (Gn
12-50)
Ø O escritor Javista formula
pessoalmente o tema da bênção = chave
interpretativa (Gn 12,2-3).
Ø Abraão é uma bênção, ele e
sua descendência da bênção Divina
Ø Textos // Em Gn 18,18 e 26,3.
Ø A genealogia (Gn 28,14-15),
Ø O escritor Eloista (em
722aC) dá à bênção uma dimensão universalista (Gn 22,17-18 e 26,4).
Ø A tradição Deuteronomista =
bênção dos Patriarcas (Dt 1,11) = relação com a fidelidade à Aliança e a Lei.
Ø Tradição Sacerdotal = reúne
na bênção os seres criados (Gn 1,22); os antepassados da
humanidade (Gn 1,28). Destaque da benção aos Patriarcas Hebreus e seus
descendentes (Gn 48,3)
LOGO: dos
Patriarcas ao exílio benção = um ponto fundamental da fé.
b)
Profetas
Ø Nestes continua o tema vital
da bênção
Ø Destacam a promessa de
bênção de Deus à Abraão
Ø Em Is 51,2 o cumprimento da
promessa em Abraão.
c)
Nos Sapienciais
Ø A bênção é uma realidade que
se encarna no comportamento moral (Sl 112,2; 37,26; 133,3)
d)
Nos Deuterocanônicos
Ø O Eclo medita sobre a bênção
aos Patriarcas (Eclo 44,19-21)
EM SÍNTESE: a
benção divina e criadora da história é história da salvação.
2.2) BÊNÇÃO
CONCEDIDA COM A MEDIAÇÃO DO SER HUMANO
a)
Pentateuco
Ø Pessoas que abençoam em
situações diversas: vitória (GN 14,19-20); matrimonio (Gn 24,60); está para
morrer....
Ø As vezes a bênção aparece
como um ato mágico: Isaac abençoa Jacó.
Ø Bênção vista como
transmissão de força vital = relação com o contato físico.
Ø No tempo da Monarquia: a
bênção é privilégio dos Levitas (Lv 9,22)
Ø Se estrutura os temas da:
Aliança, (EX 19 e 24) Sacerdotes (LV 8 e 9) Nm 6,22-27)
Ø Relação entre sacerdote e
Javé – Sacerdote – abençoa materialmente
* Javé é quem abençoa realmente.
b)
Salmos
Ø Destaque a bênção sacerdotal
nos cultos do Templo: (Sl 118,26; 134,3; 115,14-15).
RESUMO: qual o valor da bênção que uma pessoa dá a um
semelhante? – a partir do momento que é invocado o nome de Javé é um pedido. As
palavras e os ritos não tem valor condicionante, pois Deus abençoa do seu
próprio plano de salvação.
2.3) BÊNÇÃO E
LOUVOR A DEUS
a)
Pentateuco
Ø O indivíduo se reconhece
como testemunha da ação de Deus sobre si e se dirige a Javé para louva-lO e
bendize-lO.
Ø Fórmula: BENDITO JAVÉ.
b)
Salmos
Ø Fórmulas: Sl 26,6
Ø Invocações (Sl 68,27; 100,4)
atos de fé; o orante motiva a si mesmo para o louvor.....
RESUMO: bendizer a Deus significa acolhimento da obra
divina no louvor.
2.4- BÊNÇÃO E
MUNDO MATERIAL
a)
Pentateuco
Ø O Javista destaca que a
bênção é acompanhada do Dom dos bens materiais: descendência numerosa, terra de
Canaã, riquezas (Gn 12,2.7.16; 13,1-2)
Ø O Deuteronomista: a bênção
se realiza na abundância como na miséria extrema Dt 28; 7,13;
14,29)
Ø A Sacerdotal – início Deus
abençoa o mundo material (Gn 1,22).
Ø Pentateuco = bênção é vista
também como Dom.
b)
Outros escritos
Ø Em Jr, bênção – bens
materiais e nova situação política Jr 31,22-24
Ø Em AG a bênção = abundância
agrícola e reconstrução do Templo.
Ø Salmos = bênção atinge as
realidades terrenas Sl 32,15. Nos Deuterocanônicos – oração dos 3 jovens Dn
3,51-90.
RESUMO: Deus abençoa as coisas criadas e estas são
chamadas a bendizer a Deus. Deus é o criador do mundo e Israel é o único
beneficiário.
2.5) BÊNÇÃO NA
PESSOA E OBRA DE CRISTO
a)
A bênção e Jesus Redentor
Ø Os sinóticos retomam as 4
idéias da benção do AT, concentrando-as em Jesus: assim temos:
1)Benção de crianças – 2)do Ressuscitado
aos apóstolos – 3)Instituição da Eucaristia e a 4) bênção encontradas em
Lucas.
Ø Bênção das crianças – oração
de interseção – destaque aos menos importantes na sociedade.
b)
A bênção do ressuscitado
Ø Jesus abençoa os Apóstolos
Lc 24,50-51)
Ø O ressuscitado comunica aos
discípulos a salvação (bênção) que alcançou pela paixão, morte e ressurreição.
c)
Benção e mistério
Eucarístico
Ø A bênção tem seu ápice na
Instituição da Eucaristia.
Ø Torna sacramentalmente
presente a pessoa e a obra de Jesus através de toda existência da Igreja.
Ø Surge o verbo “BENDIZER” e
Render Graças Mt 26,16-28
Ø A bênção no mistério
eucarístico re-assume as 4 idéias do AT: 1) Salvação 2) Louvor à dignidade de
Deus 3) utilização máxima da colaboração humana 4) sublimação do mundo material
Ø Verbos da instituição da
Eucaristia: tomar * bendizer-abençoar * partir * dar.
Ø A bênção em Cristo encontra
seu pleno cumprimento.
d)
Bênção concedida com a mediação humana
Ø Ordem dada por Jesus de
repetir seus gestos e palavras na Ceia. Em Lc 6,28 temos (Abençoai aqueles que
vos abençoarem, rezai por aqueles que vos maltrataram)
e)
Benção e louvor
Ø Cristo como objeto de
bênção-louvor: Mc 11,9-10
Ø Parusia em relação a sua
pessoa: Jesus Mt 23,39; Lc 13,35.
f)
Bênção e mundo material
Ø Jesus usa o pão e vinho –
sinal de seu Corpo e Sangue
3.0- BÊNÇÃO NA IGREJA CATÓLICA
a)
Bênção salvação e Cristo
Redentor
Ø Pedro usa no discurso a
relação Salvação e Cristo Redentor At 3,25-26
Ø Gálatas – relação entre
bênção e promessa de Abraão e a sua plena realização com a redenção de Cristo.
Ø A bênção - justificação se
acrescenta o Dom do Espírito Gl 3,13-14
b)
Abençoados com toda a bênção
espiritual
Ø Em Ef 1,3-14 temos a bênção
com os elementos: 1) eleição e predestinação 2) a concessão da graça e remissão
dos pecados; 3) iniciação ao Mistério.
Ø A bênção atinge o passado da
redenção, o presente da ação do Espírito que nos introduz na posse da bênção em
Cristo e o futuro da completa redenção
Ø É o texto mais maduro em
relação a bênção do NT
c)
Bênção concedida com a
mediação humana
Ø Em Paulo a mediação humana
acontece na transmissão da bênção e se dá na
Eucaristia - 1Cor 10,16
d)
Benção e louvor
Ø Nas doxologias – Rm 1,25; 2
Cor 11,33
e)
Bênção e realidades
materiais
Ø Na tradição o mundo material deve ser acolhido como bênção divina e depois
responder com louvor e ação de graças.
CONCLUSÃO:
A bênção atravessa a
realidade bíblica e se concretiza nas 4 idéias
1) História da salvação – na
preparação e realização
2) Colaboração humana – a
mediação
3) Bênção e louvor
4) Benção e realidades
materiais
O PONTO ALTO DA PRÁTICA DA BÊNÇÃO E DO SEU VALOR DIVINO É O MISTÉRIO
EUCARÍSTICO, PARA O QUAL SE ORIENTAM TODOS OS DEMAIS SACRAMENTOS E SACRAMENTAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário