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sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A BÊNÇÃO NA BIBLIA (Pe Osmar Debatin)

SENTIDO E PRÁTICA DA BÊNÇÃO NA BÍBLIA

 

1) ETIMOLOGIA:


NO AT


“bendizer e “bênção vem do hebraico = BÂRAK e BERÂKAH
nos Deuterocanônicos aparece = EULOGÉIN (bendizer) EULOGIA (bênção) e EULOGETHÓS (bendito).

NO NT


Da raiz = EULOG aparece 68 x em 14 escritos

O SENTIDO É DESTACAR QUE NA BÍBLIA A BÊNÇÃO NÃO SE REDUZ A COMPORTAMENTOS  MÁGICOS

2) A BÊNÇÃO NO AT

2.1) Bênção do tempo de Israel

Ø exerce uma função essencial que não se encontra nos países vizinhos
Ø está relacionada com a História da Salvação e culmina com Cristo.

a)    Pentateuco:
Ø É forte a relação entre bênção e salvação  = Patriarcas (Gn 12-50)
Ø O escritor Javista formula pessoalmente  o tema da bênção = chave interpretativa (Gn 12,2-3).
Ø Abraão é uma bênção, ele e sua descendência da bênção Divina
Ø Textos //  Em Gn 18,18 e 26,3.
Ø A genealogia (Gn 28,14-15),
Ø O escritor Eloista (em 722aC) dá à bênção uma dimensão universalista (Gn 22,17-18 e 26,4).
Ø A tradição Deuteronomista = bênção dos Patriarcas (Dt 1,11) = relação com a fidelidade à Aliança e a Lei.
Ø Tradição Sacerdotal = reúne na bênção os seres criados (Gn 1,22); os antepassados da humanidade (Gn 1,28). Destaque da benção aos Patriarcas Hebreus e seus descendentes (Gn 48,3)
LOGO: dos Patriarcas ao exílio benção = um ponto fundamental da fé.

b)    Profetas
Ø Nestes continua o tema vital da bênção
Ø Destacam a promessa de bênção de Deus à Abraão
Ø Em Is 51,2 o cumprimento da promessa em Abraão.


c)     Nos Sapienciais
Ø A bênção é uma realidade que se encarna no comportamento moral (Sl 112,2; 37,26; 133,3)

d)    Nos Deuterocanônicos
Ø O Eclo medita sobre a bênção aos Patriarcas (Eclo 44,19-21)

EM SÍNTESE: a benção divina e criadora da história é história da salvação.

2.2) BÊNÇÃO CONCEDIDA COM A MEDIAÇÃO DO SER HUMANO

a)    Pentateuco
Ø Pessoas que abençoam em situações diversas: vitória (GN 14,19-20); matrimonio (Gn 24,60); está para morrer....
Ø As vezes a bênção aparece como um ato mágico: Isaac abençoa Jacó.
Ø Bênção vista como transmissão de força vital = relação com o contato físico.
Ø No tempo da Monarquia: a bênção é privilégio dos Levitas (Lv 9,22)
Ø Se estrutura os temas da: Aliança, (EX 19 e 24) Sacerdotes (LV 8 e 9) Nm 6,22-27)
Ø Relação entre sacerdote e Javé – Sacerdote – abençoa materialmente  * Javé é quem abençoa realmente.

b)    Salmos
Ø Destaque a bênção sacerdotal nos cultos do Templo: (Sl 118,26; 134,3; 115,14-15).

RESUMO: qual o valor da bênção que uma pessoa dá a um semelhante? – a partir do momento que é invocado o nome de Javé é um pedido. As palavras e os ritos não tem valor condicionante, pois Deus abençoa do seu próprio plano de salvação.

2.3) BÊNÇÃO E LOUVOR A DEUS

a)    Pentateuco
Ø O indivíduo se reconhece como testemunha da ação de Deus sobre si e se dirige a Javé para louva-lO e bendize-lO.
Ø Fórmula: BENDITO JAVÉ.

b)    Salmos
Ø Fórmulas: Sl 26,6
Ø Invocações (Sl 68,27; 100,4) atos de fé; o orante motiva a si mesmo para o louvor.....

RESUMO: bendizer a Deus significa acolhimento da obra divina no louvor.

2.4- BÊNÇÃO E MUNDO MATERIAL

a)    Pentateuco
Ø O Javista destaca que a bênção é acompanhada do Dom dos bens materiais: descendência numerosa, terra de Canaã, riquezas (Gn 12,2.7.16; 13,1-2)
Ø O Deuteronomista: a bênção se realiza na abundância como na miséria extrema Dt 28; 7,13; 14,29)
Ø A Sacerdotal – início Deus abençoa o mundo material (Gn 1,22).
Ø Pentateuco = bênção é vista também como Dom.

b)    Outros escritos
Ø Em Jr, bênção – bens materiais e nova situação política Jr 31,22-24
Ø Em AG a bênção = abundância agrícola e reconstrução do Templo.
Ø Salmos = bênção atinge as realidades terrenas Sl 32,15. Nos Deuterocanônicos – oração dos 3 jovens Dn 3,51-90.

RESUMO: Deus abençoa as coisas criadas e estas são chamadas a bendizer a Deus. Deus é o criador do mundo e Israel é o único beneficiário.

2.5) BÊNÇÃO NA PESSOA E OBRA DE CRISTO

a)    A bênção e Jesus Redentor
Ø Os sinóticos retomam as 4 idéias da benção do AT, concentrando-as em Jesus: assim temos: 
1)Benção de crianças – 2)do Ressuscitado aos apóstolos – 3)Instituição da Eucaristia e a 4) bênção encontradas em Lucas.
Ø Bênção das crianças – oração de interseção – destaque aos menos importantes na sociedade.

b)    A bênção do ressuscitado
Ø Jesus abençoa os Apóstolos Lc 24,50-51)
Ø O ressuscitado comunica aos discípulos a salvação (bênção) que alcançou pela paixão, morte e ressurreição.

c)     Benção e mistério Eucarístico
Ø A bênção tem seu ápice na Instituição da Eucaristia.
Ø Torna sacramentalmente presente a pessoa e a obra de Jesus através de toda existência da Igreja.
Ø Surge o verbo “BENDIZER” e Render Graças Mt 26,16-28
Ø A bênção no mistério eucarístico re-assume as 4 idéias do AT: 1) Salvação 2) Louvor à dignidade de Deus 3) utilização máxima da colaboração humana 4) sublimação do mundo material
Ø Verbos da instituição da Eucaristia: tomar * bendizer-abençoar * partir * dar.
Ø A bênção em Cristo encontra seu pleno cumprimento.

d)    Bênção concedida com  a mediação humana
Ø Ordem dada por Jesus de repetir seus gestos e palavras na Ceia. Em Lc 6,28 temos (Abençoai aqueles que vos abençoarem, rezai por aqueles que vos maltrataram)



e)     Benção e louvor
Ø Cristo como objeto de bênção-louvor: Mc 11,9-10
Ø Parusia em relação a sua pessoa: Jesus Mt 23,39; Lc 13,35.

f)      Bênção e mundo material
Ø Jesus usa o pão e vinho – sinal de seu Corpo e Sangue

3.0-  BÊNÇÃO NA IGREJA CATÓLICA

a)    Bênção salvação e Cristo Redentor
Ø Pedro usa no discurso a relação Salvação e Cristo Redentor At 3,25-26
Ø Gálatas – relação entre bênção e promessa de Abraão e a sua plena realização com a redenção de Cristo.
Ø A bênção - justificação se acrescenta o Dom do Espírito Gl 3,13-14

b)    Abençoados com toda a bênção espiritual
Ø Em Ef 1,3-14 temos a bênção com os elementos: 1) eleição e predestinação 2) a concessão da graça e remissão dos pecados; 3) iniciação ao Mistério.
Ø A bênção atinge o passado da redenção, o presente da ação do Espírito que nos introduz na posse da bênção em Cristo e o futuro da completa redenção
Ø É o texto mais maduro em relação a bênção do NT

c)     Bênção concedida com a mediação humana
Ø Em Paulo a mediação humana acontece na transmissão da bênção e se dá na  Eucaristia - 1Cor 10,16

d)    Benção e louvor
Ø Nas doxologias – Rm 1,25; 2 Cor 11,33

e)     Bênção e realidades materiais
Ø Na tradição o mundo material  deve ser acolhido como bênção divina e depois responder com louvor e ação de graças.

CONCLUSÃO:
A bênção atravessa a realidade bíblica e se concretiza nas 4 idéias
1)    História da salvação – na preparação e realização
2)    Colaboração humana – a mediação
3)    Bênção e louvor
4)    Benção e realidades materiais


O PONTO ALTO DA PRÁTICA DA BÊNÇÃO E DO SEU VALOR DIVINO É O MISTÉRIO EUCARÍSTICO, PARA O QUAL SE ORIENTAM TODOS OS DEMAIS SACRAMENTOS E SACRAMENTAIS

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