Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

LEITURA ORANTE

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

Os quatro degraus da interiorização da Palavra de Deus.

1) LEITURA: o que diz o texto. Ler a bíblia sabendo de que estamos entrando em contato com Deus, é Ele que nos fala. Interiorizar-se e silenciar para ouvir a Deus. Portanto, ler, ler, ler muito para familiarizar-se com a Palavra, até que se torne nossa palavra, expresse nossa vida. – Ler com os olhos (silêncio) com a boca (balbuciar as palavras), ler baixo, ler alto, cantar, rezar. – Ler com o corpo todo: (andando, sentado, gesticulando, prostrado, ajoelhado). – Atitudes: de respeito, amizade, confiança, entrega, silêncio, escuta desinteressada e despretensiosamente, enfim, desarmado de tudo. Ler, refletir, assimilar até a Palavra se torne espelho e reflita algo de nossa própria experiência de vida. – Ler até perceber que por meio da Palavra, Deus tem algo a nos falar, até criar espaço interior e assumir a atitude do salmista, de Samuel ou de discípulo da Palavra “fala Senhor que o teu servo escuta”.

2) MEDITAÇÃO: o que o texto me diz? Conversar com Deus a partir da Palavra. Responder o que Deus nos pede. Manter uma atitude de oração, de adoração, louvor, agradecimento, perdão. Ruminar, atualizar, dialogar com Deus através de sua Palavra. Ver o que o texto tem que haver com minha vida, com nossa vida, com a comunidade que vive, com a Igreja, com a minha vocação. Meditar: é esforço para atualizar o texto hoje em minha vida. Trazê-lo para dentro do horizonte de nossa vida pessoal, comunitária, social. Descobrir a verdade oculta no texto. A leitura atingiu a casca do texto, a meditação chega ao miolo. Como meditar: usar a mente e a razão parta descobrir a verdade oculta. Entrar em dialogo com o texto, fazendo perguntas que procuram trazer para o chão da vida. Medita-se refletindo e interrogando com o texto. Ver o que há de semelhante entre o texto e a nossa vida de hoje. Entre o texto e a minha vida. Ver os conflitos no texto da bíblia e no texto de minha vida. O que o texto diz para as pessoas e situações daquele tempo... e para nós hoje, concretamente para mim. Através da meditação, ruminar. Isto é, colocar-se sob o julgamento da Palavra. Deixar que ela nos penetre como uma espada. Que ela julgue as intenções e disposições do coração... tudo deve ficar nu e descoberto diante de Deus e de sua Palavra. Deixar que a Palavra quebre, rasque e arranque nossas máscaras, tire nossos entulhos, nos esvazie para o encontro com agente mesmo e com o Deus vivo que nos cobre e aquece com o manto de sua misericórdia, de seu amor, de sua ternura. Deixar que a Paalvra nos toque. Deixar que ela nos mude, transforme e converta. Assim, através da meditação chegaremos ao Espírito da Paalvra que age em nós, nos inspira, nos move, cria em nós sentimentos de Jesus. Nisto tudo se torna claro no que Deus me pede, mas igualmente se revela o quem sou, minha fraqueza e riquezas.

3) ORAÇÃO: suplicar, rezar, recitar. O que o texto me faz dizer a Deus? Conversar a partir das palavras do texto bíblico. Responder pessoalmente ao apelo da Paalvra de Deus. Atitude de acolhimento, de louvor, agradecimento, de perdão, de amor. Falar como Moisés: “quem sou eu? Não sei falar... sou gago”. Dizer como Isaías: “sou um homem de lábios impuros...”. Como Jeremias: “sou apenas uma criança...”. Oração é o momento do grito por socorro. É o momento da entrega, de se deixar vencer por Deus, pela sua Palavra. De se deixar amar, transformar, tocar. É o momento de silenciosa adoração ao Senhor e acolhimento de sua vontade, de deixar que o Espírito ore em nós, pois não sabemos como devemos orar (Rm 8,26). É o momento de dialogarmos, de nos relacionarmos pessoalmente com Deus, ouvindo-O e respondendo com coração aberto e sincero.


4) CONTEMPLAÇÃO: enxergar, saborear, agir. Contemplação é o abrir-se totalmente a Deus como Moisés que fica cara a cara com Deus. É a atitude de encantamento de quem experimenta, curte, saboreia a Palavra sem nada falar, sem nada pensar, sem nada fazer. Enamoramento com Deus. A leitura leva a comida à boca, a meditação mastiga, a oração prova o seu gosto e a contemplação é o sentir Deus em nós. É o curtir a Palavra de Deus. Na contemplação, a Palavra se faz experiência de Deus. E a experiência de Deus suspende tudo, relativiza tudo, antecipa a alegria que Deus prepara para aqueles que ele ama, que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu e sentido percebeu. É o momento de saborear a doçura exigente do senhor, de curtir a alegria de sua presença em nós, e no meio de nós. É sentir o gostinho da ressurreição. É viver a experiência de Moisés no monte, na tenda, de onde ele sai transformado, transfigurado, rosto resplandecente, após ter-se detido com Deus, falado com Deus com quem fala com um amigo, contemplando a face de Deus. Seu resultado: novo olhar, novo coração, nova prática, nova apreciação das coisas de Deus e da nossa vida.


PASSOS PARA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

(PRIMEIRO MODELO)

  1. Iniciar invocando o Espírito Santo
  2. leitura lenta e atenta do texto
  3. momento de silêncio interior, lembrando o que leu
  4. ver bem o sentido de cada frase
  5. atualizar e ruminar a Paalvra, ligando-a com a vida
  6. alargar a visão, ligando o texto com outros textos da bíblia
  7. ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus
  8. formular um compromisso de vida
  9. rezar um salmo apropriado, escolher uma frase como resumo para memorizar.


(SEGUNDO MODELO)

1) Acolhida, oração:
(acolhida e breve partilha das expectativas. Oração inicial, invocando o Espírito Santo).
2) Leitura do texto:
(leitura lenta e atenta, seguida por um momento de silêncio. Ficar calado, para que a Palavra possa calar em nós. Repetir o texto em mutirão, tentando lembrar o que leu)
3) O sentido em-si do texto:
(trocar impressões e dúvidas sobre o sentido do texto. Se necessário, ler novamente e estabelecer-se mutuamente. Um momento de silêncio para assimilar tudo o que foi ouvido).
4) O sentido para-nós do texto:
(Ruminar o texto e descobrir o seu sentido atual. Aplicar o sentido do texto à situação que hoje vivemos. Alargar o sentido, ligando-o com outros textos da bíblia. Situar o texto no Plano de Deus que se realiza na história).
5) Rezar o texto:
(ler de novo o texto com toda a atenção. Momento de silêncio para preparar a resposta a Deus. Partilhar em forma de prece as luzes e forças recebidas).
6) Contemplar, comprometer-se:
(Expressar o compromisso, ao qual a leitura orante nos levou. Resumir tudo numa frase para levar conosco duramente o dia).




T: Óh Oleiro Divino, Criador e Pai permite que se cumpra em nós a obra que começaste. Seja nosso projeto o Teu projeto sobre nós!



Nenhum comentário: